O Bonsai |
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A palavra bonsai tem origem japonesa e pode ser considerada como um verbo: O Bonsai teve seu início na China, por volta do século. III A.C., mas foram os japoneses que aprimoraram a técnica, incluindo-a em sua cultura como arte e objeto de culto e meditação. Não se trata de uma planta específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de miniaturizá-la inspirando-se em formas existentes na natureza. Não há árvore de Bonsai, mas árvores que se transformam pelo processo de Bonsai. Na prática, é a arte de selecionar e transformar árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica na natureza. Através da observação percebe-se que as árvores têm tendências de comportamento e estilos próprios. No Bonsai também encontramos uma classificação de estilos e formas mais tradicionais baseado no estilo natural das árvores. Suas principais categorias se baseiam principalmente nas formas e no número total de árvores na composição. Apesar de seu tamanho reduzido, a árvore mantém sua saúde e características naturais produzindo flores e frutos normalmente. A princípio qualquer árvore pode ser utilizada para confecção de Bonsai, devendo-se procurar um conjunto estético e harmonioso. Algumas árvores já possuem a tendência natural para se transformar num Bonsai, outras devem ser mais trabalhadas através de modelagem, podas, etc., onde a habilidade e criatividade do artista são frequentemente colocadas a prova, respeitando-se os limites diante da natureza. |
Crescimento Planejado Compromisso Quietude Nobreza Perseverança Concentração Estilo Serenidade Seriedade Dedicação Tradição Amor a Natureza Destreza ARTE |
A preocupação estética é fundamental na execução de um bonsai. A importância estética é sem dúvida muito maior do que a botânica, apesar desta ser fundamental. O objetivo da Arte bonsai é criar uma composição artística utilizando a natureza das árvores como matéria prima, transformando-os em arte através de harmonia estética. São dois os fatores que determinam o visual de um bonsai de qualidade: Fatores Estéticos: Linha e forma; equilíbrio e Harmonia; Escala de Composições; Perspectiva e Profundidade; Movimento; Vitalidade; Evidenciamento do centro das atenções; A composição da árvore como um todo; Cor e Textura. Fatores Orgânicos: Tronco; Ramos; Raízes; Folhas; Frutos; Flores e Vaso. Em resumo a composição dos bonsai deve se assemelhar a árvores encontradas na natureza, ter estilo bem definido, possuir algum atrativo evidente como frutos, flores, raízes expostas, exuberância em folhagens, folhagens com cores diferentes, texturas de tronco majestáticas e vasos adequados. |
Dicas e Curiosidades # Pinturas chinesas do período Sung (960-1279), mostram o chamado “pen t’sai”, passatempo dos novos ricos, que cultivavam árvores envasadas e as modelavam para dar-lhes valor artístico. # Um dos pergaminhos da obra Kasuga Gongen Genki, pintado por Takashina Takakane (1309), exibe árvores em vasos no jardim de um homem rico, mostrando que nesta época o bonsai já fazia parte da cultura japonesa. # O texto narrativo japonês mais antigo, Utsubo Monogatari (Conto da árvore oca, c. 970-99), apresenta a ideia de que a beleza natural só atinge o auge quando recebe o toque humano: “Uma árvore que cresce em seu estado natural é algo rude; somente quando em contato com humanos que lhe dispensam cuidados, seu formato e seu estilo ganham a capacidade de se desenvolver” # O bonsai se popularizou no Japão a partir do período Edo (1603-1867), através de influencias budistas, escolas de filosofia e o descobrimento novas técnicas agrícolas. Em um Japão reunificado, estável e prospero, a cultura do bonsai começou a se difundir entre os cidadãos comuns. # Todo vaso de bonsai possui “pequenos pezinhos” que elevam o fundo do vaso para que o ar possa entrar por baixo do vaso e assim arejar as raízes. # No período Edo (1603-1867), a elite artística Japonesa abraçando a ideia de Confúcio e do Taoismo, seguiram a tradição de intelectuais e pintores chineses, os maiores entusiastas de bonsai, de se inspirar em paisagens naturais em suas obras pintadas. # O Primeiro livro com instruções especificas para bonsai surgiu no final do período Edo, quando Somoku Kinyou Shu (1829) revela alguns princípios básicos para projetar um bonsai “perfeito” descrevendo a dificuldade para atingir tal perfeição. # O ocidente praticamente tomou conhecimento do bonsai a partir da segunda guerra, quando imigrantes japoneses montaram comunidades na costa oeste americana e disseminaram esta pratica. # Os vasos de bonsai devem ser cerâmicos. Pois estes conseguem manter a umidade e temperatura confortáveis para as raízes. # Os termos “masculino” e “feminino” são um conceito útil no bonsai. Árvores masculinas exalam poder, solidez, majestade e força; as femininas são mais esguias # A aramação é uma técnica essencial para estilizar árvores no processo do bonsai. Os arames de alumínio e cobre, em diversos calibres, permitem vergá-las e fixá-las sem danos. # A composição do solo do bonsai deve levar em consideração muitos fatores: Clima local, Idade e estágio de desenvolvimento da árvore, tamanho do vaso e principalmente a sua espécie. # Basicamente o substrato do bonsai é composto por tipos de solo com diferentes funções principais: A argila deve reter água e nutrientes, a areia deve proporcionar uma ótima drenagem e a matéria orgânica deixa o vegetal confortável dentro do vaso. # Os fertilizante tem três componentes principais, N : P : K , que significa seus teores de Nitrogênio, Fósforo e Potássio. O Nitrogênio auxilia no crescimento vegetativo, o Fósforo fortalece raízes e flores e o Potássio melhora a saúde e a resistência a secas, além de ajudar no desenvolvimento das frutas. # As raízes naturalmente crescem em busca de água, ar e alimento. As raízes de um bonsai vão crescendo e com o tempo ocupam a totalidade do espaço do vaso. Por isso com uma frequência que varia de 2 a 5 anos, dependendo da espécie da árvore, devemos podar as raízes e trocar parte do solo desgastado. # O Bonsai é tão susceptível a pragas e doenças como as plantas de jardins, de rua ou florestas. Mas como o bonsai é pequeno, levamos vantagem no controle de pragas. Estes problemas em sua grande maioria não caracterizam perigo de vida se forem logo tratados. O mais sensato é ficarmos sempre atentos, e quando algo estranho acontecer procurar uma solução rapidamente. |